Problemas com a placa de video

 Adaptadores de vídeo


Um adaptador de vídeo, ou placa gráfica, processa o vídeo numa forma que possa ser enviada e reproduzida pelos monitores. Muitas motherboards já incluem adaptadores de vídeo, contudo, possuem ranhuras para receber placas de vídeo.


Todos os adaptadores de vídeo possuem pelo menos duas interfaces de ligação:


• Um interface entre o computador e o adaptador de vídeo.


• Um interface entre o adaptador de vídeo e o monitor.


Alguns adaptadores possuem várias combinações de interfaces, para dois ou mais dispositivos de vídeo, tais como TV-Video RF In, TV-Video RF Out, S-Video (Y/C) In, S-Video (Y/C) Out, entre outros...


SAFE MODE VS VGA MODE

No sistema operativo Windows, pressionando F8 durante o arranque, permite-nos aceder a um menu com várias opções. A primeira, Safe Mode, permite-nos iniciar o sistema de uma forma mais básica e com uma visualização em forma VGA a 640x480. Este arranque pode ser precioso quando o vídeo falha na forma normal.

Configuração de vídeo


O primeiro passo na configuração do vídeo consiste na instalação de drivers. O modo de instalação destes drivers vem descrito no manual que acompanha a placa. Devem-se seguir as instruções desse manual.


A configuração do vídeo faz-se no painel das propriedades de vídeo, que pode ser acedido através dum clique com o botão direito do rato no ambiente de trabalho e na escolha da opção “propriedades” ou então através do painel de controlo.


Utilizando o botão de configurações avançadas, podemos aceder a mais opções. Estas janelas podem variar conforme o modelo e a marca da placa de vídeo instalada. Por vezes, as placas de vídeo vêm acompanhadas de Cds com software que substitui estas janelas.



Problemas com o vídeo

Existem vários problemas que podem surgir e a seguir pode encontrar os métodos para remediar qualquer um deles.



A seguir, apresentam-se as falhas mais comuns quando se instala uma nova placa de vídeo:

Não ler o manual.


Muitos não se preocupam em ler o manual da placa de vídeo. Se não se lê o manual, é provável que algo possa correr mal.


Uma falha na colocação do adaptador na ranhura da motherboard
 As placas de vídeo exigem que se faça alguma pressão ao instalar na motherboard. Por isso, pode-se pensar que uma placa está bem colocada mas isso não corresponder à realidade. Verifique sempre com atenção este ponto.


Falha ao ligar o cabo de corrente adicional.

As placas de vídeo recentes, sobretudo as mais evoluídas, possuem cabos de corrente adicionais. Se estes não forem ligados correctamente a placa não irá funcionar.

Falha na ligação da ventoinha da placa à corrente.

Placas de vídeo mais rápidas geram maiores quantidades de calor. Para não sobreaquecerem estas possuem ventoinhas de refrigeração que exigem ligações de energia. Uma falha nesta ligação resulta no não funcionamento da placa.


Problema: Não existe vídeo numa placa de vídeo pré-instalada.

A causa mais habitual é a placa não estar devidamente encaixada na motherboard.


Verifique o encaixe. Verifique se o cabo de energia e o cabo de vídeo estão bem colocados.

• Alguns sistemas com vídeo integrado desactivam automaticamente o vídeo “on board”.


Contudo algumas placas exigem que se aceda à BIOS e se faça esta tarefa manualmente.


Problema: Mensagem "Out of scan range" (ou algo similar) é apresentado no monitor.


Isto significa que o monitor não está ligado correctamente à placa de vídeo ou então o sinal está a ser enviado com uma resolução ou taxa de refrescamento não suportada pelo monitor. Verifique se o monitor está bem ligado ou aceda ao sistema em “Safe Mode” para configurar as definições para valores suportados.


Problema: O texto está muito grande ou muito pequeno.

Se as configurações estão definidas a resoluções muito grandes ou muito baixas, ou o Windows está configurado para usar fontes grandes, surge este problema. Clique com o botão direito na área de trabalho, escolha Propriedades e modifique as configurações adequadas para corrigir este problema. Dependendo das preferências, ou das capacidades de visão, devem ser escolhidos os valores correctos. O recomendado é escolher para os monitores CRT de 17" CRT uma resolução de 800x600 ou 1024x768; de 19" uma resolução de 1280x1024 ou 1600x1200; e os monitores maiores escolher 1600x1200 ou maior.

Problema: O texto surge mexido ou distorcido.

 
A causa deste problema está provavelmente nos drivers. Grave e instale os drivers mais recentes. Se os menus de um programa estão com este problema desinstale-o e volte a instalar. A “cura mais eficiente é reinstalar o sistema operativo.


Os problemas de vídeo surgem quando o computador permanece ligado durante algum tempo.


A placa de vídeo está a sobreaquecer. Se esta possui uma ventoinha de arrefecimento, verifique-a e limpe toda a sujidade que possa estar a interferir no arrefecimento. Verifique se as saídas e entradas de ar não estão bloqueadas.

Problema: O monitor apresenta porções da imagem a preto, branco ou outra cor.

Este problema é causado por problemas na memória de vídeo. A causa pode estar no encaixe da placa na motherboard, no sobreaquecimento ou num defeito da memória da placa.

Retire a placa de vídeo, limpe-a cuidadosamente e volte a colocar a placa. Se não resultar o defeito é da placa e esta deve ser substituída.

 
Problema: O vídeo funciona bem mas existem problemas na visualização de DVDs.


Isto pode ser resultado de um processador fraco, pouca memória de vídeo ou por existirem vários programas abertos. Primeiro, verifique que o DVD está a funcionar em modo DMA em vez de PIO. Segundo, reinicie o computador e verifique se tudo funciona de modo correcto. Se o reiniciar do computador não corrige o problema, aumente a memória gráfica do computador.

 Monitores


Existem sobretudo dois tipos de monitores, os CRT (Cathode Ray Tube) e LCD (Liquid Crystal Diode).


Problemas com monitores CRT

Nunca abra um monitor CRT. Na melhor das hipóteses o monitor será destruído e isso é extremamente perigoso... Os monitores CRTs usam altas voltagens internamente e existe perigo de electrocussão.

Problema: O monitor não apresenta imagem
 Deve-se verificar o óbvio, se o monitor está ligado à corrente, se o cabo de vídeo está correctamente ligado e se o brilho e o contraste estão definidos de modo correcto. Se nenhum destes passos corrige o problema, o monitor, a placa de vídeo ou o cabo de vídeo podem estar avariados. Substitua-os de forma a detectar o defeito.


Problema: O monitor apresenta apenas uma linha horizontal ou um ponto no centro.

Este é um problema de hardware. O circuito de alta voltagem do monitor avariou. Substitua o monitor.


Problema: O monitor apresenta apenas uma cor.


Isto é um problema de hardware. Um dos canhões de electrões do monitor avariou. Substitua o monitor.

Problema: O monitor treme, faz um barulho eléctrico, desliga-se inesperadamente e emite um odor forte a queimado.

Uma falha grave está eminente. O barulho é causado por maus contactos internos e causa sobreaquecimento. Desligue o monitor e substitua-o.


Problema: O monitor apresenta algumas cores de forma incorrecta.


Este problema é causado sobretudo por problemas nos cabos e nas ligações. Alguns dos pinos dos cabos não estão a enviar os sinais correctamente. Verifique os pinos de ligação e os cabos.


Problema: A imagem rola ou uma linha horizontal gira constantemente no monitor.


A causa mais provável está na incorrecta ligação do cabo de corrente. Verifique as ligações de energia.


Problema: A imagem treme

A causa mais comum está na taxa de refrescamento. Modifique-a para valores perto dos 75 Hz.


Problema: A imagem surge correctamente mas está incorrectamente alinhada com o monitor.

Use os controlos do monitor para ajustar a imagem. Os monitores mostram as imagens em várias frequências mas não as ajustam automaticamente, é necessário ajustar a imagem manualmente através dos controlos do monitor, que se situam habitualmente por baixo do ecrã.

 
Problema: Algumas cores não aparecem na totalidade ou apenas em algumas áreas e existem distorções.


Os monitores CRT necessitam ser desmagnetizados. Se um monitor está colocado sempre no mesmo local pode começas a ser afectado pelos campos magnéticos desse local e isso pode causar algumas distorções e outros problemas de visualização. Desmagnetize o monitor no menu do mesmo (os monitores mais recentes fazem esta tarefa automaticamente). Deve-se sempre manter os aparelhos que provocam interferências magnéticas longe dos monitores CRT.

Problemas com os monitores LCD.

Se depois de tentar os passos básicos para corrigir um problema, o seu monitor LCD continua a não funcionar, é necessário ter em atenção os seguintes problemas:


Problema: Não surge imagem

Se o monitor não mostra a imagem e o problema não é dos cabos, nem das definições de contraste e brilho, desligue os cabos de vídeo e ligue o monitor sozinho. Deve então aparecer uma mensagem que diz “No vídeo signal" ou então algo parecido.

Problema: O monitor treme

Verifique o manual do monitor para verificar qual a taxa de refrescamento adequada ao monitor e escolha-a nas propriedades.

Problema: O ecrã está muito instável


Primeiro, verifique as definições de vídeo. Se isso não resolve o problema preste atenção aos cabos de ligação. Pode existir falhas na sincronização entre a placa de vídeo o monitor. Ajuste as opções de sincronização (phase e/ou clock settings).

Se está a usar um cabo com um tamanho grande, pode começar a ter problemas de sincronização de vídeo. Substitua-o por um mais pequeno ou por um de melhor qualidade.


Por último, note que alguns modelos de placas de vídeo podem não funcionar bem com alguns modelos de monitores LCD.

Problema: Mensagem “Signal out of range"


Se isto acontece significa que a placa de vídeo está com um sinal que está além das capacidades do monitor LCD. Modifique os parâmetros de vídeo e se necessário ligue o computador a outro monitor ou então entre no modo “Safe Mode”.

Problema: Alguns pixéis estão sempre ligados ou sempre desligados.

Este problema deve-se ao mal funcionamento de pixéis, que deixam de funcionar. É uma característica dos monitores LCD, particularmente dos mais antigos e mais baratos. Os fabricantes possuem um número, abaixo do qual eles consideram o problema aceitável e não procedem a qualquer troca ou reparação. Esse número varia de acordo com o fabricante mas é tipicamente na ordem dos 5 a 10 pixéis. Nada pode ser feito para reparar estes pixéis.

Problema: Uma imagem persistente existe no monitor.

Novamente, isto é uma característica de monitores mais antigos. Ao longo do tempo, se o monitor fica com a mesma imagem, os pixéis começam a gravar essa cor e não a perdem. Não há solução.

Problema: Surgem linhas verticais ou horizontais.


Se surgem linhas na vertical e/ou horizontal. Desligue o computador e o monitor. Se quando se reinicia o problema persistir, verifique os cabos para se certificar que as estão bem- feitas ou não há pinos defeituosos e em último caso, substitua-os. Se o problema persistir deve-se contactar o fabricante.